segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Os sonhos de Deus



Mas...  Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” Salmos 139:16
Precisamos saber que os sonhos da nossa vida já foram escritos por Deus. Precisamos buscar a face do Senhor e nos encaixar naquilo que ELE sonhou para cada um de nós.
“Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.
Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito.
Provérbios 16:1-2

Embora pareça em alguns momentos que  Deus nos esqueceu, que não há solução para nossos problemas, que Deus não está nos nossos planos; precisamos ter fé e saber que Ele está realmente no controle.
Vamos relembrar ou conhecer um pouco da historia de José, que cumpriu os sonhos de Deus para sua vida:
Tinha ele 17 anos e apacentava as ovelhas José era um querido de seu pai Jacó. 
Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.
José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive:
Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras.
Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim.
Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti?
Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração.
Gênesis 37:3-11

Na verdade este era o sonho de  Deus para José, mas naquele momento, parecia impossível, incoerente e inaceitável perante a família inteira de José. Como um filho dos mais jovens poderia ser o líder da família, tendo até seu pai que inclinar-se à ele como um rei?
E é sobre isso que vamos refletir.  O impossível, se for sonho de Deus para sua vida, vai acontecer!

Resumindo a história de José que é  longa, eu digo que a inveja e descaso dos irmãos de José, fizeram com que eles quisessem se livrar dele definitivamente. Gênesis 37:18 “Eles o viram de longe e, antes que chegasse aonde estavam, conspiraram contra ele, para o matarem,”
Despiram José da túnica colorida e o jogaram  numa cova.  Depois viram passar negociantes midianitas,  tiraram José da cova e o venderam por 25 ciclos de prata. Os midianitas venderam José no Egito a Potifar, que era um  oficial de Faraó.
Na casa de Potifar,
Gênesis 39:3-4 “E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia.
Assim José achou graça aos olhos dele, e o servia; de modo que o fez mordomo da sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.”

Só que José  era muito bonito e a mulher de Potifar o assediou.  Ele não cedeu mas ela arrancou-lhe a capa e o acusou de tentar contra ela.  Potifar então mandou-o para prisão. Na prisão...
Gênesis 39:21-23 “O Senhor, porém, era com José, estendendo sobre ele a sua benignidade e dando-lhe graça aos olhos do carcereiro,
22o qual entregou na mão de José todos os presos que estavam no cárcere; e era José quem ordenava tudo o que se fazia ali.
23E o carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porquanto o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo quanto ele empreendia.”
Enquanto isso, lá no palácio Faraó se indignou contra o copeiro-mor e contra o padeiro-mor; e estes foram presos no mesmo lugar onde estava José. Um dia o copeiro e o padeiro tiveram um sonho e pediram a José que o decifrasse. O copeiro contou seu sonho e José decifrou que em três dias ele seria solto e voltaria ao serviço do faraó como copeiro.  Já o sonho do padeiro, mostrava que em três dias ele seria morto e assim aconteceu.
José pediu ao padeiro que junto ao faraó ele intercedesse por ele; mas o padeiro esqueceu.
Dois anos depois, faraó teve um sonho perturbador:
Nenhum dos adivinhadores do egito conseguiram decifrar o sonho de faraó. Foi então que o copeiro se lembrou de José e Faraó mando trazê-lo.

Gênesis 41:16-42    “Respondeu José a Faraó: Isso não está em mim, mas Deus é que dará uma resposta de paz a Faraó.
Então disse Faraó a José: Em meu sonho eu estava em pé à beira do rio Nilo,
e subiam do rio sete vacas gordas e formosas à vista, e pastavam entre os juncos.
Após elas subiam outras sete vacas, fracas, muito feias à vista e magras de carne, tão feias quais nunca vi em toda terra do Egito.
As vacas magras e feias devoravam as primeiras sete vacas gordas.
Mas depois de as terem consumido, não se podia reconhecer que as houvessem consumido; a sua aparência era tão feia como no princípio. Então acordei.
Depois vi, em meu sonho, que de um mesmo pé subiam sete espigas cheias e boas.
Após elas brotavam sete espigas secas, miúdas e queimadas do vento oriental.
As sete espigas miúdas devoravam as sete espigas boas. Contei-o aos magos, mas não houve quem o interpretasse.
Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só. O que Deus há de fazer, notificou-o a Faraó.
As sete vacas boas são sete anos, e as sete espigas boas também são sete anos; o sonho é um só.
As sete vacas magras e feias que subiam após as primeiras, são sete anos, como as sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental: são sete anos de fome.
Esta é a palavra que eu disse a Faraó: o que Deus há de fazer mostro-o a Faraó.

Vêm sete anos de grande fartura em toda terra do Egito.
Depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra.
Não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que seguirá; porquanto será gravíssima.
Ora, se o sonho foi duplicado a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e ele brevemente a fará.
Portanto, proveja-se agora Faraó de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito.
Faça isto Faraó: nomeie administradores sobre a terra, que tomem a quinta parte dos produtos da terra do Egito nos sete anos de fartura;
e ajuntem eles todo o mantimento destes bons anos que vêm, e amontoem trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades e o guardem;
assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.
Esse parecer foi bom aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.
Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus?
Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu.
Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito.
E Faraó tirou da mão o seu anel-sinete e pô-lo na mão de José, vestiu-o de traje de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro.”


Mas o sonho que José teve quando jovem, em que sua família se inclinava perante ele, o SONHO DE DEUS ainda estava para acontecer, quando no período de fome, seu pai envia os irmãos de José até o Egito a fim de comprar mantimentos.
Quando José viu seus irmãos, fingiu não os reconhecer e estes não o reconheceram também.
Depois fez uma exigência, acusando-os de serem espias, pediu que um deles ficasse e que fosse trazido o filho mais novo em sua presença, que era Benjamim, a fim de provar que eram pessoas de bem.
Quando retornaram à casa do pai Jacó, contaram o que houve e muito relutou Jacó a deixar levar Benjamim, seu filho caçula, mas no fim deixou.
Gênesis 43:26 a 34
26Quando José chegou em casa, trouxeram-lhe ali o presente que guardavam junto de si; e inclinaram-se a ele até a terra.
27Então ele lhes perguntou como estavam; e prosseguiu: vosso pai, o ancião de quem falastes, está bem? ainda vive?
28Responderam eles: O teu servo, nosso pai, está bem; ele ainda vive. E abaixaram a cabeça, e inclinaram-se.
29Levantando os olhos, José viu a Benjamim, seu irmão, filho de sua mãe, e perguntou: É este o vosso irmão mais novo de quem me falastes? E disse: Deus seja benévolo para contigo, meu filho.
30E José apressou-se, porque se lhe comoveram as entranhas por causa de seu irmão, e procurou onde chorar; e, entrando na sua câmara, chorou ali.
31Depois lavou o rosto, e saiu; e se conteve e disse: Servi a comida.
32Serviram-lhe, pois, a ele à parte, e a eles também à parte, e à parte aos egípcios que comiam com ele; porque os egípcios não podiam comer com os hebreus, porquanto é isso abominação aos egípcios.
33Sentaram-se diante dele, o primogênito segundo a sua primogenitura, e o menor segundo a sua menoridade; do que os homens se maravilhavam entre si.
34Então ele lhes apresentou as porções que estavam diante dele; mas a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que a de qualquer deles. E eles beberam, e se regalaram com ele.
Gênesis 45:3-5  “Disse, então, José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam pasmados diante dele.
José disse mais a seus irmãos: Chegai-vos a mim, peço-vos. E eles se chegaram. Então ele prosseguiu: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós.”

O que passou José para que o sonho de Deus, aquele em que sua família se curvava diante dele; se realizasse em sua vida?
Ø Foi jogado numa cova despido
Ø Humilhado, teve medo e tristeza pelo ato dos seus irmãos
Ø Foi vendido como escravo
Ø Foi caluniado pela mulher de Potifar
Ø Foi preso e esquecido por longo tempo
Ø Sentiu-se abandonado, perdido, com saudade de sua família
Ø José foi vendido com 17 anos e com 30 foi levado a presença de faraó, sendo levantado o 2º homem do egito.  Foram 13 anos de espera para a realização de um sonho.
Há momentos que perdemos as esperanças pois desconhecemos os planos de Deus para nós. 
Precisamos confiar em Deus e deixa-lo trabalhar em nossas vidas. 
Fomos separados desde o ventre.  \nossos sonhos foram escrito mesmo antes de nos encontrarmos com Deus pessoalmente.
A nós basta crer que Ele está no controle mesmo nos momentos mais difíceis.
Quando eu tinha 14 anos, minha mãe morreu de forma trágica.  Depois do seu enterro, sentei-me num cantinho da casa da minha tia e Deusme deu um “sonho”, no qual  Ele usou minha mente e minha mão para escrever este poema :
Eu quero que seus olhos tenham brilho,
Eu quero que saiba chorar.
Que aceite a vida como ela é,
E nunca tenha medo de amar.
Eu quero que seus lábios tenham todas
As palavras que falem de amor.
E que saiba distinguir,
O bem do mal como o espinho da flor.
Eu quero que um dia ao acordar,
Você se lembre que sonhou.
Com tudo isso; alguém lhe dizendo,
E dizer a si, que já se encontrou.
(Soraya Barros)
Uns oito, nove anos depois eu conheceria meu marido, e na época ainda não seguíamos a Cristo; e tive um sonho, onde ele pregava para muitas pessoas a Palavra de Deus. Nós achamos muita graça desse sonho junto com os amigos pois não víamos a menor possibilidade disso acontecer.  Mas os que nos conhecem, sabem que somos um casal que confessou Jesus como seu único Senhor e Salvador. Entregamos nossas vidas a Ele e somente a Ele; não dividindo a glória de nossas vitórias com ninguém mais que a Ele.  Jesus é único e suficiente intercessor e Salvador de nossas vidas e hoje vivemos para Deus, fazendo Sua obra, amando e cuidando das ovelhas do Senhor.
Deus escreveu nossos dias, sonhou nossos sonhos e muitos anos depois, após muitas lutas, muitas covas e cadeias, sofrimento e escuridão, Ele mostrou o objetivo dEle para minha vida e a do meu marido.  Assim como na vida de José, assim como na sua vida meu querido, minha querida que está lendo esta mensagem.
Tenha fé pois mais à frente, você vai entender o sonho de Deus e verá a vitória na sua vida.
Oremos:
Senhor,
Eu quero ter o brilho do espírito Santo em meus olhos,
E quero saber chorar pois ter momentos difíceis faz parte
Da vida de todos nós.
Quero aceitar e dar graças por tudo em minha vida,
Entendendo que estás comigo mesmo nos momentos mais difíceis,
E que a minha vitória está garantida por ti.
E mesmo em meio as dificuldades quero ter todas as palavras
Que falem de amor: do meu amor por ti e do amor que tenho
Pelo meu próximo.
Quero que me ajudes a discernir o bem do mal e que eu sempre
Faça a escolha que agrada ao Seu coração.
Eu quero em breve acordar desse sofrimento, desse momento de tribulação,
E dizer a Ti Senhor: Muito obrigada porque até aqui o Senhor me ajudou.

Com muito carinho, em especial à minha amiga Michele Siqueira, que é alvo de minhas orações.
Soraya Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário